Página Inicial Visite nossa loja online Tendências in Foco Dúvidas, Sugestões e Críticas! Twitter TIF Inscreva-se no Feed e acompanhe todas as novidades!

terça-feira, 13 de julho de 2010

"Toma chá de sei lá o que, que passa"

Postado por Gabi Novo às 7/13/2010

Achei uma matéria muito interessante na revista GLOSS, sobre chás.
Sempre quando aparece uma dor de cabeça, cólica, piriri, a vó sempre diz "toma chá de sei lá o que, que passa". Então aqui vai uma aulinha rápida sobre os chás mais comuns. Lembrando que são as folhas em si, não aqueles de saquinho que são triturados milhões de vezes e acabam perdendo as propriedades. "Simbora".

BRANCO, PRETO e VERDE
-INDICAÇÕES: aceleram o metabolismo e prometem um emagrecimento rápido, mas meio amargo.
-EFEITOS COLATERAIS: são contraindicados para pessoas sensíveis a cafeínas, hipertensas e com quadro de arritmia. Gestantes não devem consumir essas bebidas. Para elas, só o chá de bebê.


ERVA CIDREIRA

-INDICAÇÕES: ambas são usadas como calmantes e indicadas para o alívio do estresse.Ainda tem ação anti-inflamatória e diminuem a pressão.

-EFEITOS COLATERAIS: devem ser usadas com cuidado por pessoas que tomam medicamentos hipnóticos, porque podem potencializar o efeito sedativo.


CARQUEJA

-INDICAÇÕES: auxilia na digestão, ajuda a conter piriri, além de ter função diurética.

-EFEITOS COLATERAIS: se tomada em excesso, pode causar queda de pressão e problemas no fígado.


CAMOMILA

-INDICAÇÕES: tem efeito calmante, reduz gases, purifica o sangue, ajuda na digestão, trata inflamações da pele como a acne (basta aplicar o chá na área afetada) e regula o ciclo menstrual.

-EFEITOS COLATERAIS: deve ser evitada por quem sofre de refluxo gastroesofágico. Pode causar sonolência.

HORTELÃ

-INDICAÇÕES: reduz gases estomacais ou intestinais, regula o ciclo menstrual, combate febres...Além disso, o mentol (aroma de hortelã) é absorvido pelo sistema respiratório, aliviando sintomas do resfriado.

-EFEITOS COLATERAIS: pessoas com refluxo gastroesofágico devem passar longe.

ERVA DOCE

-INDICAÇÕES: elimina gases, é laxativa e tem efeito expectorante. Em mães que estão amamentando (eu! hehe), ajuda na produção de leite.

-EFEITOS COLATERAIS: mantenha fora do alcance de crianças, pode causar convulsão.

BOLDO
-INDICAÇÕES: santo remédio pós-ressaca-monstro, protege o fígado contra os danos causados por substâncias tóxicas e radicais livres. Ele diminui a acidez no estômago e digere as gorduras no intestino.
-EFEITOS COLATERAIS: se ingerido em excesso, pode causar problemas neurológicos, já que possui uma substância que age no sistema nervoso central.

Esclareceu bastante coisa né? :)


Beijo meninas,


Gabi


@blogtif (follow us)









0 comentários:

Postar um comentário